terça-feira, 15 de setembro de 2020

Sonangol: O Epicentro Da Pilhagem De São Vicente - Parte 2...


Carlos Manuel de São Vicente é a cabeça de um gigantesco grupo empresarial que opera em Angola e noutros países e que agora está envolvido num processo judicial na Suíça que envolve alegados crimes de peculato, tráfico de influência e branqueamento de capitais. Esta é a segunda parte de uma grande investigação do Maka Angola sobre a monumental fuga de divisas do país, a passividade do Estado e o enriquecimento astronómico de São Vicente.
por RAFAEL MARQUES DE MORAIS

O POLVO NO PARAÍSO FISCAL

Vamos agora desenredar os tentáculos no exterior do país do grupo AAA – um polvo comandado por Carlos Manuel de São Vicente –, socorrendo-nos das bases de dados de empresas do governo britânico e do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação.

A Sonangol criou, nas Bermudas, a primeira das empresas AAA neste paraíso fiscal. Trata-se da AAA Reinsurance Ltd., registada a 1 de Abril de 1999. A Sonangol nomeou quatro gestores seus para dirigir essa subsidiária. Rosário Jacinto assumiu as funções de PCA, enquanto Jasse David, Órfão António e Ana Celeste Webba ficaram com cargos de directores. No ano seguinte. Carlos Manuel São Vicente tornou-se PCA da AAA Reinsurance e os quadros da Sonangol desapareceram da Sonangol. Desde então, São Vicente passou a ser o único angolano na sua direcção.

A 29 de Março de 2001, Carlos Manuel de São Vicente criou a segunda empresa offshore nas Bermudas, de novo com as já conhecidas iniciais: trata-se da AAA (Angola) Investors Ltd.

Menos de um ano depois, a 1 de Julho de 2002, São Vicente criou e presidiu (até 2017) em Londres, no Reino Unido, a AAA Insurance & Reinsurance Brokers (IRB) Ltd. Segundo o relatório e contas submetido à Autoridade de Conduta Financeira, a empresa Global One Ltd., das Bermudas, detinha 70 por cento do capital desta AAA, enquanto a Sonangol se contentava com 30 por cento.

AUTOR DA POSTAGEM

0 komentar:

Postar um comentário

Copyright © 2015-2017 Pandadevulga.com Todos Direitos Reservados-Angola